Crédito e crediários

Final de ano é sinônimo de décimo terceiro e muitas compras. Consumidores inadimplentes aproveitam a época do ano para limparem os nomes e poderem voltar a comprar no crediário. Mas ter crédito, nos tempos atuais, não é algo tão simples como pode parecer à primeira vista.
Instituições bancárias e lojas mantêm lista interna de bons e maus pagadores e criam as próprias regras, batizadas de política de corte para os bancos e avaliação do consumidor para o comércio, para concederem ou não nova oportunidade para os cidadãos.
Já imaginou se a população tivesse o mesmo poder de barrar políticos corruptos, impedindo que advogados pagos regiamente conseguissem livrá-los da punição merecida? E o que dizer das empresas e bancos que prometem mundos e fundos, mas descumprem o acordado e violam descaradamente os dispositivos do CDC e até da boa educação...
Se essa utopia fosse realidade, muito provavelmente não estaríamos falando do nosso país, onde banqueiros dão as cartas e têm leis próprias, políticos tripudiam da nossa inteligência e a corrupção é tão disseminada como uma praga de jardim.

Comentários

Postagens mais visitadas