Ato de solidariedade

Doar sangue é um ato de amor ao próximo, exige desprendimento e interesse em ajudar alguém que provavelmente nunca vamos conhecer pessoalmente. É claro que há doadores para a própria família, em casos como cirurgias, doenças crônicas e acidentes de trânsito, mas a grande maioria doa para desconhecidos.
Os bancos de sangue estão em campanha permanente pela doação e nos aproximamos de um dos períodos mais críticos do ano, quando a demanda pelo precioso líquido aumenta muito em comparação aos outros meses enquanto o número de doadores cai drasticamente.
Férias e festas de final de ano, com as suas consequências, são as justificativas para essa 'pirâmide invertida'. Para tentar amenizar a falta de doadores e de sangue, foi diminuída a idade mínima - de 18 para 16 anos, com autorização dos pais ou responsáveis - e elevada a máxima - de 67 para 69.
É preciso que a população saudável se conscientize de que sangue é algo insubstituível e que qualquer um pode precisar em qualquer fase da vida. Doar é seguro, importante e deveria fazer parte da rotina de todos nós.

Comentários

Postagens mais visitadas