Meteorologia

Há bem pouco tempo a credibilidade dos serviços meteorológicos era bastante precária. A 'moça do tempo' anunciava chuva e trovoadas no telejornal do almoço e à noite o apresentador desmentia a informação noticiando que o forte calor do dia tinha elevado não apenas a temperatura na cidade, mas aumentado de forma significativa a venda de produtos para refrescar a população. Hoje, isso mudou. Com altos índices de acerto, boa parte da sociedade não sai de casa sem consultar a seção específica em jornais, acessar página especializada na internet ou ouvir a previsão no telejornal matinal.
Na agropecuária saber, com antecedência, como vai ficar o tempo é sinônimo de lucro ou, pelo menos, de prejuízo menor, em caso de chuva de granizo, tempestades e temporada de ciclones. Apesar dos avanços no setor, a tecnologia ainda não evoluiu o suficiente para que saibamos com semanas ou até meses de prazo, e com probabilidade próxima de 100% de acerto, quando haverá uma mudança climática extrema.
E como a humanidade trata da natureza como se fosse um produto descartável, a cada dia estamos mais sujeitos a alterações climáticas bruscas e destruidoras capazes de provocar tragédias de proporções gigantescas, algo sequer cogitado até bem pouco tempo...


Comentários

Postagens mais visitadas